sexta-feira, 21 de maio de 2010


Formação Continuada Sala de Professor, transforma a prática Pedagógica da Professora Sheila

Elena Roque

Desde o ano passado (dois mil e nove) que a professora Sheila da Escola Estadual “Heroclito Leôncio Monteiro”, participa de formação pelo CEFAPRO Cuiabá / MT na área da alfabetização, se apaixonou pela alfabetização, vem transformando sua prática pedagógica.

A cada dia, utiliza metodologias que estimulam o “querer aprender” nas crianças. Que demonstram essa realidade através do seu surpreendente desempenho escolar que subiu no IBOP da escola...

Esse IBOP é um nome fictício utilizado pela formadora Elena Roque que acompanha a escola através do Projeto Sala de Professor, grupo de estudos que acontece todas as segunda – feiras no período noturno.

Nesse contexto, a média da escola Estadual Heroclito de Várzea Grande MT, tende a subir também no IDEB.

A professora Sheila, utiliza na sua metodologia, uma seqüencia didática que trabalha os cinco eixos da alfabetização de uma forma prazerosa, descontraída e significativa.

Sendo essa, uma maneira de prender a atenção das crianças, consequentemente, sua aprendizagem contextualizada.

Motivada pela formadora Elena Roque, sentiu a necessidade de divulgar seu trabalho para que nossos (as) colegas também divulguem a diferença que é capaz de fazer na vida daqueles que serão o futuro do nosso país.

Ao concluir este texto, posso então dizer, que a Professora Sheila motivada pela ampliação do seu referencial teórico, através da participação nas formações oferecidas pelo CEFAPRO Cuiabá MT, redesenhou sua prática pedagógica e está fazendo grande diferença na vida dessas crianças, na sua própria vida pessoal e profissional, na história da sua escola, de Mato Grosso, do País e até do Universo, por que não?

Considerando em sua proposta de trabalho, as dimensões psicológicas: cognitivas e afetiva; biológicas e culturais, a professora Sheila oportuniza situações de desafios por ser consciente de que está trabalhando com ser humano semelhante, isto é, pessoa pequena mas capaz de ser, sentir e fazer. O que me deixa muito satisfeita por estar fazendo parte desse mundo encantado.


Apresenta-se a seguir, algumas das suas atividades;