quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O PERFIL DA EQUIPE ESCOLAR DA ESCOLA ESTADUAL HONÓRIO RODRIGUES DE ARRUDA

Elena Roque


RESUMO
Na “era da informação”, os (as) profissionais da escola Honório Rodrigues de Arruda detentores dessa informação tem um lugar de destaque, são profissionais que detêm as informações inovadoras, porém a sociedade tem exigido destes (as) uma adequação às novas necessidades, exigindo que tenham ações pró-ativas e desenvolvam competências e habilidades necessárias para atender essa nova demanda. Através de pesquisa do posicionamento de diversas realidades escolares do estado de Mato Grosso, assim como o de autores e estudiosos renomados da nossa literatura, os (as) profissionais dessa escola traçaram um perfil para que sejam competitivos (as) no mercado de trabalho.

Palavras Chave: Profissional da Educação – habilidades – informação

INTRODUÇÃO

As constantes mudanças sócio-econômicas exigiram, desde o início da civilização de todas as pessoas e profissionais que transformem suas posturas visando adaptarem-se às condições de sua época.

Inicialmente, o objetivo era apenas conhecer a quantidade de conceitos, mas posteriormente, com o desenvolvimento e rápido crescimento social, necessitou-se verificar os ganhos e as perdas oriundas da educação.

Com a revolução industrial, novas informações passaram a ser primordiais, não apenas quanto aos resultados das transações sócio-econômica, mas também com relação aos avanços tecnológicos, à necessidade de novos conhecimentos e os respectivos custos para manutenção destes.

Com o rápido avanço tecnológico, com a divulgação das informações em tempo real e com o advento da globalização, há necessidade que a educação escolar divulgue as informações de forma a facilitar a tomada de decisões.

Por isso, a equipe escolar da escola Honório Rodrigues de Arruda vem se preparando continuamente para entender essa demanda social e participar das inovações de forma consciente visando acompanhar e orientar sua comunidade escolar.

Há algum tempo atrás isso não era uma preocupação profissional pois bastava concluir a graduação, tinha a certeza de que exerceria sua profissão e já teria uma vantagem competitiva no mercado de trabalho.

Porém, atualmente não basta apenas concluir o curso superior, necessita ter características multiprofissionais e estar preparado (a) para a quebra de paradigmas e mudar a forma de agir e interpretar as informações disponíveis.

Nesse contexto, os (as) profissionais da escola Honório, compreendendo essa necessidade, elencaram como uma de suas responsabilidades buscarem através das tecnologias de informação e comunicação (TICs) as operações realizadas na atual sociedade e mostrar a sua comunidade escolar, mais especificamente aos (às) estudantes, se as decisões tomadas e as ações praticadas foram adequadas ou não.

E voltados (as) a essa metodologia esses (as) profissionais se preparam continuamente para atender às necessidades atuais de uma sociedade globalizada.

No atual contexto da sociedade globalizada, com inexistência de fronteiras macroeconômicas e sociais, para entender a nova lógica do desenvolvimento mundial, a rapidez no ritmo das mudanças obriga a escola, profissionais e pais a adaptarem-se em velocidade sem precedentes.

Diante dessa problemática apresentada, o (a) profissional da educação Honório Rodrigues de Arruda mostra-se conhecedor (a) da necessidade e se preocupam em atender a quatro etapas do processo qualificativo: formação acadêmica, experiência prática; competências, habilidades, éticas; e responsabilidade social.
Formação Acadêmica:

Na formação acadêmica dessa Unidade Escolar, são três os agentes envolvidos: a instituição, o (a) professor (a) e o (a) estudante.

Considerando a educação como principal agente e a chave para a formação integral do ser humano que corresponde a um processo inserido no contexto das relações e interesses entre as instituições, estudantes e empresas, que determinam a formação social, priorizam no seu currículo os aspectos psicológicos, filosóficos, políticos, sociológicos e epistemológicos da educação escolar, visando à formação de seres conscientes de sua missão histórica, preparados para agir em grupo e transformar a realidade através de sua própria mudança atitudinal.

A Instituição:

Como responsável pela definição do currículo, a escola Honório Rodrigues de Arruda, segue a política educacional do estado de Mato Grosso, Ciclo de Formação Humana, conscientes ao modelo de sociedade em que está inserida e prepara os (as) profissionais dessa Unidade Escolar para atuar neste contexto.

A integração curricular na escola Honório considera: o cotidiano do aluno, as disciplinas e a ressignificação da realidade, a fim de atender aos valores e contradições da sociedade e a cultura onde está inserida.

Seu currículo corresponde à descrição das ações necessárias para a construção da qualidade do ensino.

Está voltado para capacitar o (a) estudante ao entendimento da realidade e para a construção de novos modos de ver e compreender a realidade.

Tenta-se adequar e servir como ligação entre os objetivos educativos e as práticas sociais e culturais, permitindo a formação adequada ao convívio social.

O Profissional:

Os profissionais independentes da função que ocupa são tidos como orientadores (as) do seu processo de formação.

Essa condição motiva a engajar e conscientizar sobre os objetivos da Instituição e da política educacional ao qual está vinculado (a).

Porém, a seriedade e a dedicação do (da) profissional da educação da escola Honório em desenvolver os programas das disciplinas sob sua responsabilidade são condições precisas para o funcionamento da ferramenta de valor que é o currículo.

O (a) professor (a) como agente do aprendizado deve cuidar da manutenção de suas competências, através de atualizações e cursos de aperfeiçoamento como pós – graduação e formação continuada, desenvolvendo pessoalmente um constante aprimoramento de seus conhecimentos e atuação profissional, o que implica, no desenvolvimento perfeito da comunicação, da capacidade intelectual e da orientação didático-pedagógica.
Com isso, quem ganha é o (a) estudante.

O (a) estudante:

O (a) estudante está sendo preparado (a) para os novos desafios que se seguem a partir do ingresso no ensino fundamental, através dos ensinamentos recebidos ao longo do curso, desenvolvendo competências e habilidades para o desempenho de sua formação.

Está também, sendo sensibilizado (a) de sua responsabilidade no processo de aprendizado, convidado a participar como protagonista, na execução de tarefas, estudos, pesquisas e mudanças de comportamento, visando o aprimoramento cognitivo e intelectual.

Para tanto esse sujeito dispõe-se de oportunidade para atuar ativamente através da dedicação e conscientização de seu futuro papel na sociedade, pois é o produto que a Instituição prepara para que seja absorvido por uma sociedade exigente, dinâmico e competitivo.

Nesse contexto, a organização escolar da escola Honório está sendo participativa e preocupada com a formação para a vida.

Diante dessa compreensão, o (a) estudante recebe toda atenção nas suas dimensões psicológicas (cognitivas e afetivas), cultural e biológica, fato que contribui com a elevação da sua auto-estima que conseqüentemente responde ao processo com melhor desempenho escolar nas avaliações estaduais e nacionais.

Experiência prática:

Ao transpor seus referenciais teóricos, leva vantagem competitiva o (a) profissional que concilia a formação acadêmica à prática da profissão.

A equipe gestora da escola Honório reforça sobre a importância que o (a) profissional da área educacional em executar todas as etapas necessárias ao fornecimento das informações de acordo com a necessidade apresentada por cada estudante, deixando para segundo plano, a visão geral de “minha turma”, tanto que a equipe escolar se reúne para pensar em alguma metodologia capaz de atender a demanda exigida nessa sociedade tecnológica.

Com o avanço tecnológico, o (a) estudante não exerce mais o papel de executor dos conhecimentos transmitidos pelo (a) professor (a), pois os diversos sistemas de informações existentes já executam tal tarefa.

Mesmo assim, é importante que o (a) professor (a), para adquirir a experiência prática necessária, saiba gerar tais informações.

Essa prática auxiliará na interpretação destas, possibilitando ao (à) estudante adquirir experiência e auxiliar nas tomadas de decisões.

A experiência prática também é adquirida no momento em que o (a) estudante se depara com situações que exijam, além dos conhecimentos cognitivos, determinações de procedimentos e prioridades para a tomada de decisões na vida cotidiana.

Para tanto, é importante que no decorrer de sua vida escolar, o (a) professor (a) mantenha contato com as diversas funções existentes em sua profissão, através do seu trabalho.

Sendo conhecedor dessa necessidade é que os (as) profissionais da educação da escola Honório, desenvolvem estudos, pesquisas e experiências técnica e cientificamente.

A preocupação aqui é de manter ativo um currículo inclusivo que trata o (a) estudante como um ser capaz de sentir, ser e fazer.

É nessa expectativa que esses (as) profissionais precisam ter claro alguns conceitos, como esses a seguir.

Competências e habilidades:

Entende-se por competências o conhecimento cognitivo ou científico e por habilidades, a capacidade de transmissão e análise, isto é, contextualização do conteúdo científico.

As competências para o desempenho da profissão de educador, de acordo com as condições atuais da sociedade, devem ser: competências gerais científicas, procedimentais e atitudinais:

A) Competências gerais - envolvem conhecer e entender as correntes pedagógicas, políticas, sociais e culturais de uma forma global;

B) Competências procedimentais - referem-se ao conhecimento do processo operacional da organização em sua área de atuação, através do conhecimento e interação entre o conceito e o grupo organizacional;

C) Competências atitudinais- conhecimento das normas e princípios éticos, serem capaz de desenvolver, analisar e implantar sistemas de informações sociais e de controle pessoal.

As habilidades necessárias são: habilidades de comunicação, habilidades intelectuais e habilidades interpessoais;

A) Habilidades de comunicação - representam a capacidade de problematizar e receber informações com facilidade.

É a defesa de seu ponto de vista, formal e informal, verbal ou escrita de modo a posicionar-se de forma segura e persuasiva perante qualquer pessoa de posição hierárquica, superior ou inferior.

O (a) professor (a) deve ser capaz de escutar atentamente e entender pontos de vistas opostos;

B) Habilidades intelectuais - capacidade de utilizar-se de criatividade para solução de problemas, capacidade de julgamento, discernir prioridades e saber trabalhar sob pressão;

C) Habilidades interpessoais - corresponde à habilidade em trabalhar com pessoas, saber influenciá-las, organizar e delegar tarefas, motivar e desenvolver pessoas e resolver conflitos.

Ética e responsabilidade social:

Muito se tem escrito sobre ética, valores, moral e cultura; todo indivíduo e organizações precisam estar atentos não só às suas responsabilidades sociais e legais, mas também às suas responsabilidades éticas, morais e sociais.

Essa responsabilidade ética corresponde a valores morais específicos.

Valores morais que dizem respeito a crenças pessoais sobre comportamento eticamente correto ou incorreto, tanto por parte do próprio indivíduo quanto com relação a outros.

É dessa maneira que os valores morais e a ética se completam.

A moral pode ser vista como um conjunto de valores e de regras de comportamento que as coletividades, sejam elas nações, grupos sociais ou organizações, adotam por julgarem corretos e desejáveis, ou seja, a melhor maneira de agir coletivamente, o que é bem ou mal, o permitido e o proibido, o certo e o errado, a virtude e o vício.

O (a) profissional da educação deve exercer com ética as atribuições e prerrogativas que lhes são prescritas pelo próprio papel que desempenha, isto é, com a consciência voltada a atender as responsabilidades para com a sociedade enquanto indivíduo.

Somente com condutas pautadas na responsabilidade ética, moral e social é que esse (essa) profissional poderá se desenvolver, principalmente por ser o (a) responsável pela alimentação das informações que os (as) estudantes tomam como base e parâmetro para tomarem suas decisões de investimento ou gestão.

Nesse contexto, é que atua a organização Instituição de Ensino da rede pública estadual Honório Rodrigues de Arruda, do Município de Várzea Grande MT.

Ali, os (as) profissionais da educação desenvolvem um trabalho em equipe, onde o foco principal é o ser humano, preocupando-se em diferenciar o ensino como afirma Perrenoud, 1997.

Considerando que o importante... “É organizar as interações e atividades de modo que cada aluno se defronte constantemente com situações didáticas que lhe sejam mais fecundas” (PERRENOUD, 1997, p. 28)

...“Diferenciação não é sinônimo de individualização do ensino [...] o que acontece é que o acompanhamento e os processos são individualizados” (PERRENOUD, 1997 p. 29).

Nessa visão, essa equipe escolar desenvolve seu currículo utilizando-se da metodologia de Projeto porque nele são registradas as decisões mais concretas de propostas futuristas. Trata-se de uma tendência natural e intencional do ser humano.

Como o próprio nome indica, projetar é lançar para frente, dando sempre a idéia de mudança, de movimento. Projeto representa o laço entre o presente e o futuro, sendo ele a marca da passagem do presente para o futuro. Na opinião de Gadotti. (apud Veiga, 2001, p. 18).

Requer tomada de consciência e respeito às diferenças, direito de se exprimir livremente e de ser ouvida, possibilidade a cada um de serem reconhecidos pelo grupo, quaisquer que sejam suas competências escolares ou seu nível cultural.

As formas de concretizar a diferenciação do ensino podem variar muito de acordo com uma série de fatores: os recursos de que se dispõe o grau de liberdade que se tem o tipo de instituição em que se trabalham as condições de exercício docente, o apoio disponível para o docente.

Diferenciar é, sobretudo, aceitar o desafio de que não existem receitas prontas, nem soluções únicas; é aceitar as incertezas, a flexibilidade, a abertura das pedagogias que são construídas na ação cotidiana (ANDRÉ, 1999, p. 18-22).

Assim, a Instituição Educacional Honório desenvolve a pedagogia das diferenças, que por sua vez, requer uma avaliação formativa porque é uma avaliação que objetiva melhorar a formação; sua preocupação não é classificar, punir ou recompensar, mas ajudar o aluno a aprender.

Para tanto. Desenvolve ações que priorizam a participação dos (das) estudantes como atores (as) na construção do seu conhecimento.

Durante a sistematização do Projeto realizam estudos, pesquisas, trocas e enfrentam desafios, desenvolvem a aprendizagem conceitual e procedimental.

Na prática dessas ações de maneira bastante construtiva e motivadora na forma de culminância do Projeto, retrata a participação, o envolvimento e o conhecimento atitudinal adquirido pelos (as) atores (as).

Como mostra a seguir, um Projeto em que se trabalhou com valores, diversidade social, cultural e intelectual.

Esse tipo de ação estimula a vontade de aprender para eliminar o preconceito, a timidez e a insegurança para apresentar aos (às) colegas aquilo que aprendeu.

Pode-se concluir que a escola Honório enfrenta ainda alguns desafios, porém, mínimos e que paulatinamente estão resolvendo essa problemática que envolve a participação e o envolvimento de outros fatores, além dos que estão dispostos no quadro de profissionais dessa Unidade Escolar.

Essa transformação metodológica vem ocorrendo surpreendentemente, porque os (as) profissionais compreendem a importância de se (in) formar teoricamente e também porque contam com o acompanhamento do CEFAPRO Cuiabá MT nas suas formações continuadas, bem como, na sua transposição didática.

Os (as) profissionais da escola Honório, reconhecem que a sua formação acadêmica já não é suficiente para a abertura das pedagogias que são construídas na ação cotidiana e por isso, participam de grupo de estudo na própria escola buscando sua formação continuada em estudos coletivos, trocas de experiências e auxílio dos formadores do CEFAPRO, denominado por Projeto Sala de Professor.

Assim é que se faz a diferença na educação pública. Com pessoa comprometida, responsável e que ama o que faz.

É o que eu digo sempre nas minhas falas nas escolas onde acompanho:

_ “Eu, sou apaixonada pelo que faço. Graças a Deus escolhi ser educadora. Foi uma opção minha. Porém, melhor ainda você, que não escolheu sua profissão de ser educador (a) porque, foi você o (a) escolhido para essa função, justificando-se pelo seu jeito de ser, agir e fazer... E digo mais... Faça-se importante na vida dessas crianças. Só assim, teremos um mundo melhor, uma educação de qualidade e estudantes capazes de ser, sentir e fazer.

“É isso! Quando se leva em consideração o objetivo da escola organizada em Ciclos de Formação Humana, tudo dá certo, tudo acontece, porque só o amor constrói e se trata a criança com amor, afeto e valor, elas conseguem ser, sentir e fazer”. Daí acontece à aprendizagem conceitual, procedimental e atitudinais...

Parabéns à equipe Honório Rodrigues de Arruda!!!

Formadora Elena Roque





A coordenadora Prof. Maria de Fátima e a profissional Leida em formação no CEFAPRO





“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”!.

Paulo Freire





Diretora Rosiney






“A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces”.

Aristóteles






“É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade”.

Immanuel Kant



 


Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido.

Sir Arthur Lewis






Tudo que acontece uma vez poderá nunca mais acontecer, mas tudo o que acontece duas vezes, certamente acontecera uma terceira.

Paulo Coelho



“A felicidade às vezes é uma bênção, mas geralmente é uma conquista”
Paulo Coelho



     







       



A possibilidade de realizarmos um sonho é o que torna a vida interessante.

Paulo Coelho








''O mundo está nas mãos daqueles que tem a coragem de sonhar e correr o risco de viver seus sonhos ... ''

Paulo Coelho






"As coisas mais simples da vida são as mais extraordinárias, e só os sábios conseguem vê-las."
Paulo Coelho








Quem não lê, não pensa, e quem não pensa será para sempre um servo
Paulo Francis



"O Mundo está nas mãos daqueles que tem coragem de sonhar, e correr o risco
de Viver seus SONHOS"
Paulo Coelho

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

"Há duas condições para você ser eficaz no trabalho. Uma que seja competente no que faz. Em segundo lugar, não acredito em eficácia quando se faz a coisa sem que haja uma entrega. É preciso também exigir respeito por nosso trabalho."


Paulo Freire